Protagonistas 2022

Descobre os protagonistas do último festival

Adélia Carvalho / Portugal

Escritora e Editora | Tcharán - Livraria Papa-Livros

Adélia Carvalho nasceu em Vila Cova,  uma pequena aldeia de Penafiel, cidade do distrito do Porto. Última de sete filhos, cresceu muito influenciada pela figura do avô materno, Francisco, grande contador de histórias. Durante as ausências da mãe, sempre muito atarefada e a trabalhar fora de casa, Adélia procurava refúgio junto dos gatos e dos cães que ia encontrando e a procuravam (e que, por vezes, ela escondia em casa e alimentava durante vários dias).

É licenciada em Educação de Infância, pela Escola Superior de Educação do Porto. Lecionou em diferentes escolas durante alguns anos e hoje dedica-se exclusivamente à escrita. Abriu a Livraria Papa-Livros e fundou, com a ilustradora Marta Madureira, a editora Tcharan.

Adélia Carvalho tem marcado presença nos mais diversos eventos literários, como as Correntes d’Escritas, o Festival Literário da Madeira e o LeV – Literatura em Viagens. Tem também representado Portugal em comitivas internacionais, como: Bologna Children’s Book Fair, Filbo – Feira Internacional del Libro de Bogotá,VI Seminário Internacional “Literatura y Pecado – Universitat de les Illes Balears e Shangai International Children’s Book Fair.

Anabela Dias / Portugal

Ilustradora | Oficina de Ilustração

Licenciou-se em Pintura pela ARCA/EUAC, em Coimbra. Decidiu depois, que o Porto seria um bom local para poder mostrar o seu trabalho como ilustradora e, desde então, é o Porto a sua casa.

Foi diretora de arte numa agência de publicidade e, atualmente, é freelancer em ilustração e design gráfico.

Conta já com mais de duas mãos-cheias de livros editados com ilustrações suas, e tem participado em diversas exposições individuais e coletivas.

António José Lopes / Portugal

Sommelier e membro do Painel de Prova da Revista de Vinhos | Essência do Vinho

Iniciou o seu percurso profissional no Vila Vita Parc, tendo passado por hotéis e restaurantes emblemáticos como The Gleneagles e Foz Velha, antes de assumir a direção da garrafeira Gusto by Henz Beck, no Conrad Algarve. Foi como “Wine Guru” no hotel Anantara Algarve que criou a carta de vinhos premiada com o "Award of Excelence" pela revista Wine Spectator. Foi eleito sommelier do Ano 2014 pela revista Wine. Atualmente, e para além dos projetos de consultadoria e formações que desenvolve, integra o painel de provas da Revista de Vinhos. É um dos jurados permanentes da competição anual TOP 10 Vinhos Portugueses – Revista de Vinhos.

Bento Amaral / Portugal

Wine Deck | By Vinha & Martins Wine Advisor

Depois de um acidente na praia em 1994 que o deixou tetraplégico, foi no mar que realizou alguns dos seus sonhos, tendo sido campeão do mundo de vela adaptada.
Após 23 anos de dedicação aos Vinhos de Porto e Douro, como Chefe de Serviço de Prova e Diretor dos Serviços Técnicos e de Certificação, abraça um projeto único - Humanwinety- de inclusão de pessoas com diversidade étnica e deficiência no mundo profissional do vinho e da hospitalidade
Desde 1999, é professor universitário de análise sensorial de vinhos 

Condecorado pelo Presidente da República como Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, foi também nomeado, em 2020, para “Wine Person of the Year” pela prestigiada revista norte-americana Wine Enthusiast.

Cátia Vidinhas / Portugal

Ilustradora | Oficina de Ilustração

Cátia Vidinhas nasceu em 1989, Bragança. Atualmente vive na cidade do Porto, onde é feliz com o seu marido e o Filete, o seu gato, que lhe faz companhia durante os dias de trabalho. Tirou uma licenciatura em Design Gráfico, no Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, onde recebeu uma bolsa de mérito. Tirou posteriormente uma pós-graduação em Design de Imagem, na Faculdade de Belas Artes do Porto, e um mestrado em Multimédia na Faculdade de Engenharia do Porto. Tem vindo a dedicar-se à ilustração, design gráfico, ensino e cinema de animação. Expõe regularmente e colabora com assiduidade com estúdios de design, revistas, jornais, produtoras e editoras. Tem publicados mais de vinte livros, com textos de escritores como Manuel António Pina, Valter Hugo Mãe, José Jorge Letria, Álvaro Magalhães, Adélia Carvalho, António Mota ou Lúcia Vicente. Alguns destes editados em vários países, como Espanha, Alemanha, Colômbia, Brasil, China e Dinamarca. O seu trabalho mereceu destaque em prémios nacionais, como o Prémio Nacional de Ilustração, e internacionais, como o Prémio Camões (Brasil), o 3x3 Illustration Magazine (Nova Iorque) ou o Golden Pinwheel Young Illustrators (China).

 

Cláudio Martins / Portugal

Wine Deck | By Vinha & Martins Wine Advisor

Cresceu entre as vinhas do Dão, passando as férias escolares a ajudar produtores locais nas vindimas, e tornou-se um consultor e conhecedor de vinhos apaixonado, dedicado e focado em serviços, com ampla experiência global, especialmente em vendas e marketing, bem como na construção de relações estratégicas internacionais entre importadores e produtores. Depois de 18 anos em Londres, fundou naquele país a Martins Wine Advisor, apresentando vinhos portugueses para clientes nacionais e internacionais. Conta com Liber Pater, o Bordeaux mais caro do mundo, entre seus clientes, e participa como jurado no “Decanter World Wine Awards” desde 2010.

Cais Sodré Funk Connection / Portugal

Artista musical | Palco Principal

Nascidos no coração do bairro boémio que lhes dá o nome, os CAIS SODRÉ FUNK CONNECTION são uma banda de veteranos da musica portuguesa e verdadeiros embaixadores do Funk & Soul. O Soul Power é assegurado por Francisco Rebelo no Baixo, João Gomes nas Teclas, David Pessoa na Guitarra, Rui Alves na Bateria e a pujante secção de sopros de Joao Cabrita, José Raminhos e Miguel Marques. Conduzidos pelo inconfundífvel one man show Silk (Fernando Nobre), são acompanhados pela voz sensual e sedutora de Tamin.

Cassete Pirata / Portugal

Artista musical | Palco Principal

CASSETE PIRATA nasceu da vontade de escrever e descobrir novas canções em português, num regresso ao que todos temos de tronco comum, em referências, paisagens e sons, onde mais que meios, havia vontades e ideias. Os cinco amigos que vieram do jazz e formaram os CASSETE PIRATA em 2016, são o Pir (voz, guitarra e compositor), a Margarida Campelo (Bruno Pernadas, Minta, Salvador Sobral) e a Joana Espadinha, ambas nas teclas e coro, o António Quintino (Dead Combo, Samuel Úria) no baixo e o João Pinheiro (Diabo na Cruz, TV Rural, SAL) na bateria, lançaram o primeiro disco “A Montra” em 2019.

Cristina Manso Preto / Portugal

Chefe | Mãos na Massa

A Chefe Cristina Manso Preto é natural do Porto e, inflluencada pela cozinha da sua avó, desde cedo se interessou por este mundo. Proprietária de um restaurante onde assumiu a cozinha, passou para a área do catering, atividade que ainda hoje mantém. Autora de diversos livros de receitas, é uma das caras mais conhecidas do pequeno ecrã, onde estreou com o programa Pau para Toda a Colher, no Porto Canal, apresentando hoje, na Praça da Alegria, uma rubrica semanal dedicada à gastronomia com a execução de receitas práticas e simples.

Comunicadora nata e presença regular em eventos dedicados à gastronomia, no Essência Festival a Chefe Cristina Manso Preto vai pôr as Mãos na Massa e orientar divertidas aulas culinárias que prometem resultados dignos de serem provados e "instagramados".  

 

Da Chick / Portugal

Artista musical | Palco Principal

Depois da estreia em 2012 com o EP “Curly Mess” – lançado pela Discotexas – chegaram os palcos em atuações que apostaram num funk urgente e real. O álbum de estreia “Chick to Chick” foi lançado em 2015 e nele surgiram temas produzidos por Xinobi, Moullinex, Cut Slack e Isac Ace. Seguiram-se colaborações com vários outros artistas, e mais lançamentos, entre os quais o de “Call Me Foxy”. Em palco, quer esteja acompanhada por um DJ ou por uma banda completa, DA CHICK faz questão de sublinhar a força de uma “funk machine”. E foi isso o que a levou a conquistar o prémio de Best Live Performance nos Portuguese Festival Awards de 2015, que levou Peaches a chamá-la para o seu concerto no Vodafone Mexefest. Esste mesmo reconhecimento justificou a sua presença na abertura de concertos dos Earth Wind & Fire e Maceo Parker no EDP Cool Jazz.

Elton Guenka / Brasil

Chefe | Restaurante Tokkotai - Porto

O Chefe Elton Guenka conta com mais de 20 anos de experiências, tendo-se especializado em cozinha de matriz japonesa. Trabalhou em restaurantes, hotéis e eventos. Atualmente, integra a equipa de sushi no Tokko e Tokkotai com grande devoção pela arte de corte de peixe.

Guilherme Corrêa / Brasil

Sommelier | Temple Wines

Brasileiro, associou à formação de economista a de sommelier, tendo ao longo da sua carreira assumido cargos de wine director em diferentes importadoras e garrafeiras, destacando a Decanter, a maior importadora do Brasil, e o projeto Wines by Heart, do qual foi sócio fundador e gestor, em Lisboa. O seu percurso como sommelier remonta ao inicío de 1990, tendo sido o primeiro sommelier profissional de Minas Gerais, no restaurante Vecchio Sogno. No ano 2000 foi o primeiro sommelier brasileiro com formação no estrangeiro, na Associazione Italiana Sommeliers (Toscana); estudou na Scuola di Arte Culinaria Cordon Bleu, em Florença; é formador certificado pela WSET®. Foi campeão brasileiro de sommeliers; em 2009, foi “Melhor Sommelier da América Latina” na primeira edição do concurso “Mejor Sommelier de las Américas", na Argentina. É membro do painel de provas da Revista de Vinhos e da GULA. É um dos jurados permanentes da competição anual TOP 10 Vinhos Portugueses – Revista de Vinhos.

Igor Beron / Brasil

Especialista em vinhos | Temple Wines

Detentor de um Diploma da WSET e Mestrado em Negócios do Vinho pela Universidade de Adelaide, na Austrália, o seu percurso profissional passou por diferentes áreas de consultoria e de gestão. É cronista regular na Revista de Vinhos e na revista Gula e autor de conteúdos para redes e plataformas digitais. Orador em inúmeras palestras, provas comentadas e masterclasses dedicadas a diferentes vinhos do mundo, marca presença regular nos eventos anuais Essência do Vinho - Porto e Encontro com Vinhos. Depois de estudar na French Wine Society (atual Wine Scholar Guild), descobriu seu amor infinito pelos vinhos franceses, especialmente pela Borgonha, visitando o país a cada ano e o maior número de vezes possível. Integra o painel de provas da Revista de Vinhos e da revista Gula e é jurado permanente da competição anual TOP 10 Vinhos Portugueses - Revista de Vinhos.

João Cura / Portugal

Chefe | Restaurante Almeja - Porto

Natural de Coimbra, nascido em 1988, estudou na Universidade de Coimbra, na Faculdade de Farmácia. Formou-se mais tarde na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, em Coimbra.
Depois de passagens em grandes cozinhas de Espanha como o Restaurante Dos Cielos dos Hermanos Torres em Barcelona (1*Michelin), Restaurant Monvinic em Barcelona, Restaurante Cinc Sentits em Barcelona(1*Michelin), entre outros, regressou a Portugal em finais de 2016.
Reativou o seu projecto inicial de chefe em casa, um projecto especializado em jantares privados, onde idealiza menus e degustações de acordo com as preferências dos clientes no conforto das próprias casas. Ao final de um ano de procura, e motivado pelas suas viagens e vivências, abre o seu primeiro restaurante de cozinha de autor, Almeja, no Porto.
Cozinha sazonal, técnica e focada no produto. 
Sob influências de experiências de vida, viagens e memórias; baseando-se no produto local sustentando ao máximo a nossa história e cultura sem comprometer qualidade e sabor. Mais do que entusiasmo pelos pratos apresentados, almejamos emoção pela forma como os cozinhamos". 

João Pupo Lameiras / Portugal

Chefe | Restaurantes Muro do Bacalhau e Ro - Porto

Nasceu a 26 de Fevereiro de 1986.
Frequentou o curso de engenharia civil em 2004 tendo terminado em 2010. Fez alguns pequenos estágios em cozinha durante o curso para confirmar a vocação. Em 2010 abriu a Casa de Pasto da Palmeira, a Casa de Pasto das Carvalheiras em Braga em 2013 e o LSD-Largo de São Domingos em 2014, também o ano em que se dedicou apenas à consultoria nestes espaços e assumiu a chefia do restaurante Bacalhau. Faz também outras consultorias pontuais a espaços de restauração. Atualmente tem os restaurantes Bacalhau, Muro do Bacalhau (aberto em 2021) e RO (aberto em 2016) no Porto.

Jonathan Erickson / Brasil

Chefe | Restaurante Tokkotai - Porto

O Chefe Jonathan iniciou a sua jornada gastronómica em São Paulo, onde passou por vários restaurantes reconhecidos. É especializado em cozinha quente oriental e  enquadra, atualmente, a equipa da cozinha dos quentes do Tokko e Tokkotai. Procura reinventar os clássicos japoneses, trazendo-lhes um toque da gastronomia peruana.

José João Santos / Portugal

Jornalista e membro do Painel de Provas da Revista de Vinhos | Revista de Vinhos

Atual diretor de conteúdos na Essência do Vinho, exerce ainda as funções de provador e jornalista na Revista de Vinhos e de produtor e repórter no programa televisivo semanal “A Essência” (emitido na RTP3 e RTP Internacional). É também autor de um blogue e podcast sobre vinho. Colaborou com diferentes meios de comunicação: Jornal Record, Rádio Festival, Rádio Nova, Jornal Digital e Ideias e Conteúdos (produtora audiovisual de programas como A Hora de Baco e Obra de Arte). Foi Diretor de Comunicação no grupo Sogevinus Fine Wines. Licenciado em comunicação social pela escola superior de jornalismo do Porto, com experiência formativa nas áreas do vinho e da comunicação. Detentor do WSET 3 pela Wine & Spirits Education Trust. É um dos jurados permanentes da competição anual TOP 10 Vinhos Portugueses – Revista de Vinhos.

Luís Costa / Portugal

Jornalista e membro do Painel de Provas da Revista de Vinhos | Revista de Vinhos

Jornalista profissional desde 1984. Ao longo dos últimos 40 anos, integrou sucessivamente as redações da Agência ANOP, Agência Lusa, semanário Expresso, jornal Público e Rádio Nova. Em 2008, ingressou nos quadros da RTP, onde foi sucessivamente subdiretor de informação de José Alberto Carvalho, de Nuno Santos e de Paulo Ferreira. Atualmente, exerce as funções de subdiretor da RTP Internacional, onde também co-apresenta e coordena o programa "Palavra aos Diretores". Integra o painel de provas da Revista de Vinhos e é jurado permanente da competição anual TOP 10 Vinhos Portugueses – Revista de Vinhos.

Manuel Moreira / Portugal

Especialista em vinhos | Revista de Vinhos

Reconhecido como dos mais prestigiados sommeliers portugueses, colaborou com restaurantes de prestígio, como os dos hotéis Le Méridien, Fortaleza do Guincho, Vidago Palace, Degusto ou 100 Maneiras. Do seu currículo, contam-se diversos prémios e distinções: cinco vezes vencedor do “Concurso Nacional de Escanções”, 2.º lugar na edição de 2008 do concurso “Best Sommelier of the World” e “Melhor Sommelier de Portugal” pela Revista de Vinhos e Wine Business International. Através da EV, tem assumido a função de formador, em Portugal e em mercados internacionais. Atualmente exerce a sua atividade como wine educator para várias instituições, é consultor de restaurantes e hotéis, dá apoio no desenvolvimento e estratégia comercial de produtos e a atividades ligados ao e-commerce de vinho e executa serviços como sommelier. A tudo isto soma a colaboração com a Revista de Vinhos, como membro do painel de provas e autor de artigos sobre vinhos e gastronomia. Participa regularmente em concursos nacionais e internacionais, sendo Jurado permanente da competição TOP 10 Vinhos Portugueses - Revista de Vinhos.

Maria Loureiro / Portugal

Chefe | Escola Profissional de Esposende

Maria Ribeiro Pires Loureiro, licenciada em Gestão de Restauração e Catering pela ESHT e atualmente a frequentar Mestrado em Direção Hoteleira.

Paralelamente a esta formação académica conta com várias experiências a nível profissional em unidades hoteleiras e de restauração quer em Portugal, quer em contexto internacional, nomeadamente em Florença, no restaurante Sesto on Arno, The Westin Excelsior Florence.

Formadora na área de Turismo, Organização de Eventos, Cozinha/Pastelaria e Restauração. Atualmente a lecionar na Escola Profissional de Esposende, uma escola dinâmica que prepara os alunos para a vida profissional. 

Paulo César / Brasil

Chefe | Restaurante Tokkotai - Porto

O Chefe Paulo César iniciou a sua experiência profissional em 2008. Passou por vários restaurantes de referência em São Paulo, tendo encontrado a sua paixão pelas técnicas de cortes e montagens de sashimi. Mais recentemente, aceitou  um novo desafio no Porto como chef executivo no Tokko e Tokkotai, onde procura revolucionar a culinária japonesa.

Pedro Simões / Portugal

DJ | RFM

Com uma experiência de cabine há mais de 20 anos, tendo sido residente em vários clubes e discotecas do país. Atualmente é produtor do Café da Manhã na RFM. 

Rodolfo Tristão / Portugal

Wine Deck | By Vinha & Martins Wine Advisor

Considerado como um dos mais prestigiados sommeliers portugueses, é docente da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Atualmente é consultor de vinhos em projetos da restauração e hotelaria em Portugal. Integra o painel de provas da Revista de Vinhos e é um dos jurados permanentes da competição anual TOP 10 Vinhos Portugueses – Revista de Vinhos.

Rodrigo Varela / Brasil

Chefe | Obicà

O chef Rodrigo, nascido no Brasil, tem 39 anos. A sua ligação com a gastronomia começou na sua infância por parte da sua família. Cozinhar é uma arte que vive intensamente todos os dias há 22 anos, mais recentemente no Obicà Portugal.

Rua das Pretas / Portugal

Artista musical | Palco Principal

O coletivo musical lusófono, Rua das Pretas, idealizado por Pierre Aderne e nascido em Lisboa, é um dos mais importamtes projetos da música de língua Portuguesa, tendo-se tornado, ao longo dos anos, num concerto onde se vive e sente a fusão de fado, bossa nova, cante, mornas, cirandas e sambas.

Sofia Katz / Brasil

Chefe | Obicà

A Chefe Sofia, natural do Brasil, tem 34 anos. Trabalha em gastronomia há 12 anos. Chegou a Portugal em 2019 em busca de enriquecimento gastronómico e cultural. Foi assim que começou a trabalhar no Obicà Portugal. É apaixonada pela arte da cozinha que lhe permite aprender diariamente.

Renato Cunha / Portugal

Chefe | Restaurante Ferrugem - Vila Nova de Famalicão

Renato Cunha, nascido em Ribeirão, V. N. Famalicão, em 1975, é o chefe e proprietário do Restaurante Ferrugem e docente na Universidade Portucalense e na Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Porto. Com espírito empreendedor e uma vida multidisciplinar, divide o tempo entre o Ferrugem, um projeto de restauração desde 2006, a docência no ensino superior e as atividades ligadas à terra, como a horta biológica e duas casas de alojamento local em ambiente rural.

Em 2012 foi eleito Chefe de Cozinha do Ano pela Revista Wine. Em 2016 foi distinguido com a Medalha de Mérito Municipal Económico pela Câmara Municipal de V.N. Famalicão. Tem no seu currículo múltiplas participações em atividades como o “Congresso Nacional de Cozinheiros”, “Peixe em Lisboa”, “Wine in Azores”, “Vinho Verde Fest”, “Vinho Verde Wine Fest Brasil”, “Essência do Gourmet”, “Essência do Vinho - Porto”, “Fórum Gastronómico da Corunha”, múltiplas palestras e várias conferências como as conhecidas TEDx, assim como participações como jurado em concursos no seu âmbito de atividade. Em 2017, o Ferrugem foi eleito Restaurante do Ano pela Revista Grandes Escolhas. Ainda nesta área, conquistou o diploma de ouro nas últimas edições do Concurso Gastronomia com Vinho do Porto, assim como quatro diplomas de ouro em cinco participações no Concurso Vinhos Verdes e Gastronomia.

Tsuyoshi Murakami / Japão / Brasil

Chefe | Restaurante Murakami (São Paulo)

Tido como um dos maiores especialistas contemporâneos em sabores asiáticos, Tsuyoshi Murakami nasceu em Hakodate, em Hokkaido, ilha norte no arquipelago nipónico e chegou ao Brasil, ainda em criança.

O primeiro restaurante onde projetou o seu estilo foi o Kinoshita, criado em 1976 pelo seu sogro. No final de 1990, ganhou espaço como Chefe e serve algumas degustações na linha "kappo", fazendo uso dos ingredientes mais frescos da estação, com cuidado ao mais ínfimo detalhe, como o tipo de porcelana, a ordem dos pratos, temperaturas e guarnições. 

A sua trajetória no Brasil e internacional, com passagens por Nova Iorque e Barcelona, e a sua evolução profissional, tornaram-no num nome maior da gastronomia internacional.

Hoje, o Chef comanda o badalado Restaurante Murakami, em São Paulo, desenhado para servir apenas 12 pessoas por turno (2 turnos ao jantar), com um menu repleto de detalhe e desenvolvido a cada dia. 

É o Chefe convidado para a realização de dois Banquetes e jantares exclusivos de cozinha de autor em diálogo com Elton Guenka, Josimar Félix e Paulo César do Tokkotai Porto.

Informações/

Dúvidas?